Iternyx VPN

Privacidade na Internet: Até onde estou seguro?

Privacidade na Internet: Até onde estou seguro?

Não é nenhuma novidade que a Internet atualmente seja um grande facilitador para nossas atividades diárias. Nós pagamos contas, realizamos compras, efetuamos transferências bancárias, trocamos mensagens de texto/vídeo/voz, entre outras atividades que não desejamos ser de conhecimento público.

E até onde temos garantias de que essas informações estão seguras ? A maioria de nós está subordinado ao nível de segurança empregado pelos mantenedores da rede em que estamos conectados (operadoras, provedores, etc), ou seja, somos dependentes de outros para garantir esse sigilo.

Mas e se o mantenedor da rede não aplicar medidas efetivas de confidencialidade? Neste caso as informações estarão suscetíveis aos riscos de quebra de confidencialidade e eventual roubo de informações.

Os Provedores de Acesso à Internet e Provedores de Aplicações também são obrigados legalmente a registrar e armazenar informações sobre o conteúdo que nós acessamos na Internet. Portanto o monitoramento existe e com ele os riscos de quebra de privacidade.

Onde Estão os Riscos?

Redes Wi-Fi Públicas

Muitos dos pontos de rede sem fio que você pode utilizar gratuitamente, seja em hotéis, cafés, restaurantes, shoppings, aeroportos e afins podem ter grandes falhas de segurança que estão além do seu controle. Isso permite que pessoas mal intencionadas possam capturar seus dados e visualizar por onde você navegou, o que você pesquisou, as senhas que você usou, os vídeos que você visualizou, as fotos que você postou, os e-mails que você trocou, com quem você trocou mensagens de chat, entre outras informações de cunho pessoal.

Em Sua Rede Residêncial

Atualmente a maioria das operadoras de Internet oferece também a possibilidade do uso de equipamentos para acesso à Internet com o Wi-Fi habilitado. Para facilitar o uso e reduzir o suporte, esses equipamentos normalmente são configurados com senhas fracas (somente numéricas ou alfanuméricas sem distinção de caixa – letras maiúsculas e minúsculas). Isso facilitará a um atacante descobrir essa senha e invadir a sua rede doméstica. Tendo assim não só o acesso à Internet através da sua rede, mas também acesso ao conteúdo de seus dispositivos (computadores, notebooks, tablets, celulares, etc).

Na Rede de Sua Empresa

Um estudo recente realizado pela empresa CyberArk Software Ltd. (NASDAQ: CYBR), mostrou que a maioria das organizações confia em demasia na sua capacidade de detectar ameaças na rede, o que contraria os estudos de mercado que indicam que a média de tempo para detectar atacantes em sua rede é de 200 dias.

Veja o relatório completo em: http://www.cyberark.com/ThreatSurvey2015

Como se Proteger destas Ameaças?

Senhas fortes

Sempre que possível use senhas com 8 a 12 caracteres contendo letras maiúsculas (A-Z), letras minúsculas (a-z), números (0-9) e caracteres especiais ([email protected]#$&…). Acostume-se a substituir suas senhas em períodos não superiores a 45 dias.

Antvírus e Firewall

Sempre tenha instalado um bom antivírus em seu computador (de preferência um que detecte a presença de malwares) e mantenha-o sempre atualizado. Empresas também deverão contar com firewalls.

Criptografia de Conexão

Não dependa exclusivamente de terceiros para garantir a privacidade de seus dados, use um serviço de criptografia de rede, como uma VPN, para garantir que haja o nível de privacidade adequado. Evite usar VPNs gratuitas, pois a maioria desses fornecedores não atende os requisitos necessários de segurança.

A Iternyx VPN será seu Grande Aliado

A Iternyx VPN será seu grande aliado ao garantir sua privacidade através de conexões com alto nível de criptografia, infraestrutura de rede de alta velocidade e com as garantias legais que uma empresa nacional pode oferecer.

PaypalPagSeguroBitcoin
SiteLock